A maior área de cerrado do estado está em Luiz Antônio

A maior área de cerrado do estado está em Luiz Antônio

No Brasil, há seis tipos de biomas continentais e um bioma marinho. Os biomas terrestres são Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.

A Amazônia ocupa 50% do território brasileiro, o Cerrado representa 22% da área total, enquanto a devastada Mata Atlântica responde por apenas 15% do território. A Caatinga, o único bioma 100% no Brasil e circunscrito à Região Nordeste, ocupa 10% do território, seguido pelo Pantanal (2%), no Centro-Oeste, e Pampa (2%), na região Sul.

Em Luiz Antônio, a “cidade de verde”, tem a maior área de Cerrado do Estado de São Paulo, na Estação Ecológica Jataí, criada em 1982 para preservar a biodiversidade do bioma por meio de pesquisa e atividades de educação ambiental.

Com nove mil hectares de área, a Estação Ecológica de Jataí apresenta cerradão, cerrado em regeneração, floresta estacional e vegetação de várzea. A Estação possui uma alta diversidade biológica composta por várias espécies animais e vegetais. A unidade de conservação possui 15 lagoas marginais ao Rio Mogi-Guaçu que funcionam como berçário para uma infinidade de peixes e aves. 

A Fazenda Jataí, como era chamada a área até a década de 1950, era de propriedade da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro que usou as árvores da vegetação natural do cerrado para fazer dormentes, mourões de cerca e combustível lenhoso para os trens. Foi usada também para a construção civil, móveis e canoas a madeira de árvores como peroba, ipê, cabreúva, jatobá, candeia, faveiro, cedro do mangue, entre outras.